23 de setembro de 2022

O que é o minimalismo





O que é o minimalismo?


Neste artigo vou clarificar o que é o Minimalismo, pois reparei que é algo que nem sempre é claro para todos.
O que é o Minimalismo?

Esta temática interessa-me imenso e de tudo o que tenho lido, pesquisado e estudado, esta é a forma como interpreto o Minimalismo.

Minimalismo é:
identificar o essencial e eliminar o resto, não tem regras definidas, tem vários caminhos possíveis que podem variar de pessoa para pessoa.
foco no que é realmente importante e necessário para cada um de nós, é sobre nós próprios e o que queremos para a nossa vida.
viver de forma intencional, de acordo com a nossa essência, com o que é realmente importante para cada um de nós

Quando se identifica o que não é necessário para a nossa vida começamos a tomar decisões mais conscientes, a mudar hábitos de vida, a respeitar a nossa essência.

Valorizamos o que o dinheiro não compra, a valorizar as pessoas e não as coisas, a valorizar o nosso tempo de qualidade com quem amamos ou somente connosco a fazermos o que nos faz feliz.

Libertando-nos de preocupações, medos e de armadilhas de consumo desenfreado que nos fazem estar presos a um determinado estilo de vida ou aos empregos que não nos realizam.

Assim sendo, o Minimalismo é então a “casa mãe” onde cabem outros conceitos, formas de viver e de estar, tais como:SLOW Living (o acrónimo de Sustainable, Local, Organic, Whole)

Viver Devagar
Destralhar
Armário Cápsula
Sustentabilidade
Vida Simples
Desperdício Zero

Todos estes conceitos são uma expressão do Minimalismo, pois todos eles são movimentos que nos levam a fazermos as escolhas essenciais para a nossa vida.

O Minimalismo pode passar por várias escolhas tais como:

ser vegano, porque para mim é essencial respeitar todas as formas de vida
construir um armário cápsula, pois para mim é essencial ter roupa de boa qualidade, produzida de forma sustentável e que dure muito tempo, e assim sendo prefiro ter poucas peças de roupa mas peças que respeitem os meus princípios. Além disso é essencial conseguir ver e saber onde está toda a minha roupa, simplificar o processo diário de escolha da roupa, pois valorizo o meu tempo e assim poupo vários minutos diários
uma casa livre de tralha, pois para mim é essencial não perder horas da minha semana a limpar e a arrumar, assim como ter espaço livre para os meus filhos poderem brincar pela casa.
comprar produtos orgânicos e biológicos, pois para mim é essencial comprar alimentos verdadeiros, sem produtos químicos adicionados e produzidos de forma sustentável.
meditar diariamente, pois para mim é essencial ter um momento só meu e em que consigo desligar a cabeça do mundo frenético em que vivemos.

E aí por diante, estes foram só alguns exemplos mais práticos que quis trazer para mostrar a abrangência do Minimalismo.

Como referem Joshua & Ryan – The Minimalists, o Minimalismo não passa por ter menos, menos, menos, passa sim por ter mais, mais tempo, mais criatividade, mais experiências, mais paixões, mais contentamento, mais liberdade.

E a verdade é que as “tralhas” da vida muitas vezes nos impedem de termos tudo isso, então o caminho óbvio é libertar-nos das “tralhas”.

 As coisas mais importantes da vida não são coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie, deixe seu comentário