5 de março de 2017

Como cultivar suculentas


Fonte: flores.culturamix.com

As suculentas são plantas bastante parecidas com os cactos, elas costumam ser pequenas e fofinhas, por isso do seu nome. Essas plantas podem embelezar ambientes internos e externos de sua casa, mas exigem alguns cuidados. Para cultivá-las da melhor forma, esse passo a passo vai ensinar como cuidar de suculentas.

As suculentas possuem os mais variados formatos e em residências costuma-se encontrar várias espécies formando lindas combinações.

Fonte: minhacasaminhacara.com.br

Assim como os cactos com os quais se assemelham, as suculentas são originárias de clima árido, quase seco. Nesse sentido, elas são bastante resistentes ao calor, algumas possuem pelos nas folhas e outras um tipo de cera, esses mecanismos são a sua maneira de evitar que a água evapore.

Essas plantas se dão melhor em vasos de barro ou de cerâmica, quando impermeabilizados e pintados. Os vasos de fibra de coco também são boas opções, já que permitem às raízes se desenvolverem melhor. Porém, é possível fazer arranjos com espécies diferentes em grandes vasos de vidro.

As suculentas exigem pouca manutenção, sem a necessidade de regas frequentes. No entanto, o seu solo deve ser bem drenado e a planta deve ficar em um local onde possa pegar, em média, quatro horas de sol por dia, mas o excesso de sol não é saudável.

Fonte: flores.culturamix.com

A vantagem da planta ser cultivada em vasos de cerâmica é porque assim ela se mantém molhada por mais tempo. Caso a única opção sejam os vasos de plástico, como cuidar de suculentas vai exigir que você faça regas mais abundantes, pois esse material prejudica a absorção de água pela planta.

A capacidade de absorção das suculentas também está associada ao tipo de adubo que o seu solo recebe. No caso de você usar matéria orgânica do tipo NPK, a planta vai chupar mais nutrientes do solo e poderá sobreviver por mais tempo. No entanto, o melhor tipo de adubo varia conforme a espécie.

Outro cuidado com as suculentas é que o seu substrato (terra) seja bem drenado. Assim, você pode montar um vaso com uma parte de terra vegetal para duas partes de areia grossa. Outra combinação é partes iguais de terra vermelha, húmus de minhoca, areia grossa para substrato e carvão mineral bem moído.

Mesmo no verão, a suculenta deve receber regas generosas, mas só uma vez por semana, assim, ela absorve a água gradativamente. Porém, ao perceber que as folhas vão murchar aumente aos poucos a quantidade de água das regas. Já se as folhas de base começarem a apodrecer está na hora de reduzir a quantia de água que ela está recebendo.

Quanto à adubação, é preciso ter cuidado para não usá-lo em excesso, pois os adubos são ricos em nitrogênio que podem causar o crescimento exagerado da planta, se isso ocorrer, a suculenta ficará com folhas curtas e uma estrutura mais comprida, além de sensíveis às pragas.

O mesmo problema que o nitrogênio causa pode ocorrer se a planta não receber o suficiente de sol diariamente. Outra forma de saber se ela está recebendo pouco sol é que vai ficar com as suas folhas desbotadas

Matéria retirada do site:https://www.google.com.br/amp/s/casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-suculentas-17442.html%3Famp%3D1

Nenhum comentário:

Postar um comentário